CAMPERO

Novidades - NELORE

Touro Nelore alcança marmoreio de 5,02

Postado em 08/12/2015 - Fonte: Portal DBO com informações da AI

Recorde nacional da raça foi registrado por Quanupur da 2L, de Adir do Campo Leonel

O touro Nelore Quanupur da 2L, da seleção de Adir do Carmo Leonel, registrou o recorde nacional da raça ao alcançar escore de marmoreio de 5,02 em teste de ultrassonografia de carcaça realizado na propriedade de Novas Crixás, GO.

De acordo com Paulo Leonel, filho do criador, a seleção da marca Adir visa altos índices de produtividade e padrão racial, aliado à adaptabilidade tornando  o Nelore capaz de sobreviver ao sistema de pasto sem fornecimento de auxílio alimentar. “Preconizo habilidade materna, fertilidade, animais que resistem bem durante a seca. Todos os animais que sentem mais no período de estiagem são descartados. Além disso, a parte racial tem que ser preservada, pois buscamos  manter os padrões da raça pura”, aponta.

No caso de Quanupur, Paulo afirma que o foco da seleção não foi o marmoreio, mas que o resultado de 5,02 alcançado representa uma consequência da exigência feita no rebanho.

Adir do Carmo Leonel iniciou a sua seleção no fim da década de 60, com a Estância 2L, na cidade de Ribeirão Preto, SP. Desde o início trabalhando na produção de animais funcionais, com base nas linhagens puras do Nelore, como Kavardi e Golias. Duas décadas depois, o criador estendeu a sua produção a Fazenda Barreiro Grande, em Nova Crixás, GO