Blog


Veterinária: Saiba sobre o perigo oculto das Micotoxinas

19/11/2015 Fonte: Revista Horse

O crescimento de fungos a campo ocorre devido a estiagens periódicas durante o desenvolvimento das plantas, chuvas na época das colheitas, problemas na estocagem, entre outros.

O crescimento de fungos a campo ocorre devido a estiagens periódicas durante o desenvolvimento das plantas, chuvas na época das colheitas, problemas na estocagem, entre outros. Alé1m desses, outros fatores como o pH, taxa de oxigenação, graiu de contaminação, condições físicas dos grãos e infecção por insetos também favorecem a presença desses organismos. À medida que se desenvolvem, ocorre a produção de metabólitos secundários tóxicos, que são as micotoxinas.Os fungos podem se desenvolver nos grãos e nas rações, que apresentam em sua composição o milho, diversos tipos de farelos, sorgo, aveia e etc. Isto é, desde o campo até o cocho, bastando apenas que se tenha condições favoráveis para seu desenvolvimento.

A denominação micotoxina surgiu em 1962, após um surto de mortalidade ocorrido na Inglaterra, em perus que consumiram torta de amendoim proveniente do Brasil e da África. Constatou-se, posteriormente, que o causador das mortes teria sido um metabólito secundário produzido pelo fungo Aspergillus flavus.

SAIBA TUDO SOBRE ESTA HISTÓRIA E MUITO MAIS, ADQUIRINDO A EDIÇÃO QUE ESTÁ NAS BANCAS... REVISTA HORSE: O MAIOR E MELHOR CONTEÚDO DE INFORMAÇÃO EQUESTRE DO BRASIL