Blog


Conheça características morfológicas de um campeão da raça Crioula

25/06/2015 Fonte:

Postado em 25/06/2015 - Fonte: ABCCC

 Ângulos articulares a correção dos mesmos além de proporcionar equilíbrio é fundamental na progressão dos andares.

·         Cabeça Exteriorizando tipicidade racial, proporcionalidade e perfeita união ao pescoço.

·         Características gerais silhueta ligeiramente retangular, equilibrada e de alto enquadramento no padrão racial.

·         Cascos preferencialmente pretos, proporcionais à estrutura morfológica, com correta angulação de suas paredes.

·         Cernelha e dorso razoavelmente delineados, com bom revestimento muscular, permitindo harmonia na continuidade da linha superior através de sua união com o lombo.

·         Cola deve estar inserida, representando continuidade na linha superior. O posicionamento da cola é extremamente importante pois é um detalhe de caracterização racial, assim como o seu volume.

·         Encontros e paletas amplos, fortes e musculosos com paletas inclinadas proporcionando amplitude nos movimentos.

·         Estrutura óssea forte e consistente, com correção de aprumos, proporcionando longevidade de utilização.

·         Flancos cheios, mostrando a sua capacidade de conversão, o que está diretamente ligado a sua resistência e poder de recuperação.

·         Garupa (anca) forte e musculosa de mediana inclinação, proporcionando boa descida muscular aos posteriores.

·         Lombo firme com correta união a garupa, proporcionando firmeza e resistência à linha superior.

·         Pescoço leve com correta distribuição muscular, convexo no bordo superior, retilíneo no bordo inferior, apoiado sobre o peito, caracterizando uma frente leve.

·         Tórax com bom perímetro, razoável arqueamento de costelas, possibilitando bom rendimento à atividade cardíaca e respiratória, fundamentais à resistência.

FOTO: Everton Souza/La Rural Fotografias