Blog


Retomada a classificatória ao Freio de Ouro com exigência do atestado negativo para Mormo

19/06/2015 Fonte: Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Freio de Ouro retorna com classificatória em Caxias do Sul/RS

Depois de uma semana de paralisação, o ciclo do Freio de Ouro retorna com a expectativa de mais uma prova acirrada em busca das vagas para a grande final, que ocorre em Esteio/RS, durante a Expointer. O município de Caxias do Sul/RS será o palco da sétima classificatória, que será realizada de 12 a 14 de junho nos pavilhões do Parque da Festa da Uva. 

 

Clique aqui para conferir o catálogo das semifinal da região 6.

 

O vice-presidente Administrativo Financeiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Augusto Rabassa Hax, lembra que esta é a segunda vez que Caxias do Sul recebe uma classificatória ao Freio de Ouro. Antes, uma seletiva havia ocorrido no município em 2012. Afirma que a região vem crescendo em participação na raça Crioula. "É uma região que vem apresentando uma grande expansão e vemos pelo número de cavalos que vêm competindo. Esperamos uma prova muito boa em um nível muito bom. Tem tudo para ser uma grande classificatória como tem sido todas as etapas até então", salienta.

 

O evento teve alterações na programação. A Exposição Morfológica Passaporte - organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) dos Vinhedos - que estava programada para ocorrer junto à semifinal do Freio foi cancelada, ainda sem definição de nova data. A decisão foi tomada em razão da medida publicada na semana passada pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, diante da ocorrência de um foco de Mormo no Estado. Não havendo tempo suficiente para que os participantes inscritos pudessem atender às novas exigências até o período da prova, a organização decidiu por transferir a mostra para uma data a ser divulgada nos próximos dias. A ABCCC lembra aos criadores que é necessário apresentar o atestado negativo para Mormo para a emissão da Guia de Transferência Animal (GTA). 

 

No site da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Seapa-RS) estão disponíveis mais informações sobre o trânsito animal, a legislação pertinente, a lista de médicos veterinários cadastrados e também a lista de laboratórios credenciados para realizar o exame de Mormo, bem como orientações para sobre a infecção. Acesse aqui.

 

A etapa classificatória da região terá o julgamento do trio Fábio Muricy Camargo, Mauro Raimundi Ferreira e Vinícius Guedes Freitas nas fêmeas e de Luis Martins Bastos Neto, João Luis Arísio e Ricardo Matho Maebe nos machos. Já a supervisão técnica do evento ficará por conta de Marcelo Montano Coelho, profissional credenciado à ABCCC. A prova terá a transmissão do Canal Rural, no domingo, 14 de maio, a partir das 9h. O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul, além do apoio da Supra.

 

Confira a programação:

 

12/6/2015 (sexta-feira)

7h - Início do exame de admissão da Classificatória

9h -Término exame de admissão Classificatória

10h - Julgamento Morfológico da Classificatória (Fêmeas/Machos)

13h - Andaduras/Figuras/VSP/Esbarradas (Fêmeas/Machos)

 

13/6/2015 (sábado)

9h - Mangueira I (Fêmeas/Machos)

14h - Prova de Campo (Fêmeas/Machos)

 

14/6/2015 (domingo)

9h20min - Fase Final (Mangueira II/Bayard-Sarmento/Prova de Campo II)

12h - Encerramento e entrega de prêmios